O sofrimento é uma força poderosa. Não conseguiremos evitá-lo, mas poderemos escolher a melhor direção em que ele nos levará. Deixaremos a dor nos isolar e nos empurrar para a solidão e amargura, ou decidiremos nos fortalecer com o sofrimento para nos tornarmos pessoas cada vez melhores? A Bíblia nos ensina: "Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o serdes submetidos a múltiplas provações, pois sabeis que a vossa fé, bem provada, leva à perseverança."
Para que o sofrimento contribua para o nosso crescimento, é preciso mais do que apenas suportá-lo. É preciso acordar todos os dias e optar por praticar o bem. Agir com amor. É dessa forma que o sofrimento é capaz de produzir a perseverança. A Bíblia diz que Deus nos ajuda em nosso sofrimento. Isso não significa que Deus irá acabar com o sofrimento, mas que nos criou dotados de força e recursos para enfrentá-lo. A capacidade de perseverar é um desses dons divinos que contribuem para nos tornarmos pessoas melhores, e não nos deixarmos destruir pela dor.
Quando o sofrimento é traumático ela acaba com a esperança e nos afasta dos outros. As palavras dos amigos talvez sejam inúteis, mas a presença deles não é. Às vezes, ficar ao nosso lado não é a única coisa que os amigos podem fazer por nós. Na verdade, é o melhor que podem fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário