Estou lendo um livro que ganhei da minha mãe. É do escritor e psiquiatra Augusto Cury, autor de vários livros sobre a vida de Cristo, considerado por ele o maior psiquiatra que já existiu. Bom, mas daí isto já é em outro livro... o que eu estou lendo fala sobre o cárcere da emoção. É, eu gosto de temas relacionados a mente humana e à emoção. Se tivesse feito medicina, com certeza teria sido psiquiatra! heheh
Voltando ao livro. A questão central é: "ninguém pode ser livre e feliz se for prisioneiro de si mesmo. Quem é prisioneiro no âmago da sua alma, além de ter dificuldade de administrar seus pensamentos, esfacela o mais belo elo da existência", que é ser livre para pensar e sentir.
O interessante é que ele faz um contraponto: "nunca vivemos num mundo tão livre, com respeitáveis índices de liberdade social, e no entanto, nunca tivemos uma quantidade tão grande de homens vítimas de tantas doenças psíquicas. Os escravos do passado eram mais livres do que os homens de hoje, porque os escravos, ainda que encarcerados e presos por barras de ferro, podiam ser livres para pensar e sentir, e hoje, todos temos algum tipo de doença psíquica e algum grau de dificuldade para administrar nossos pensamentos e emoções, porque o mundo moderno virou uma fábrica de pessoas estressadas."
Diz ele (e tenho que concordar), que todos nós produzimos sentimentos que não gostaríamos de confeccionar, tais como raiva, medo, humor, tristeza, insegurança, mas eles são produzidos fora do controle da vontade consciente do "eu". Isso porque nenhum ser humano é capaz de conseguir controlar todos os pensamentos que se passam na sua mente e ser senhor pleno de suas emoções (somente Jesus foi capaz disso). "Sabemos lidar com os sucessos, mas estamos despreparados para as derrotas. Sabemos lidar com as alegrias, mas não com a tristeza e com a ansiedade. É por isso que existem pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, fobias e dependência de drogas. Porém, quando uma pessoa supera sua depressão, pânico ou depressão, fica mais inteligente e experiente, já que conseguiu superar o cárcere da emoção e controlar os pensamentos."
Se viver é uma aventura, saber viver é uma arte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário